sábado, 2 de janeiro de 2016

Práticas para o ano da misericórdia


Práticas para o ano da misericórdia
(Trecho da Carta Pastoral àArquidiocese de São Paulo – Por Cardeal Odilo Pedro Scherer)
   
Algumas práticas fazem parte da vivência dos Anos Jubilares:
Abertura e passagem pela Porta Santa,
peregrinações,
pregações especiais e chamados à conversão,
confissão,
concessão de indulgências,
caridade e outros exercícios ligados ao tema do Ano Santo...

O Papa deseja que as celebrações e iniciativas do Ano Santo não aconteçam apenas em alguns “lugares santos”, mas nas dioceses de todo o mundo; por isso, pediu aos bispos diocesanos que deem orientações locais ao povo nesse sentido.
1.PORTA SANTA E IGREJAS DE PEREGRINAÇÃO


A Porta Santa tem um valor simbólico muito especial na fé cristã. Jesus mesmo é a porta dos pastores e das ovelhas (cf. Jo 10,7). Quem quiser chegar a Deus, precisa passar por esta porta: “Ninguém vai ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14,6). Ele é a “porta da misericórdia” de Deus para o mundo e todos podemos bater a essa porta, sempre que quisermos; ela nunca deixará de se abrir para nós.
Passar pela Porta Santa é uma ação simbólica e deve significar nossa atitude de fé em Deus misericordioso e em Jesus Cristo Salvador, bem como nosso desejo de obter misericórdia e indulgência da parte de Deus. A passagem pela Porta Santa deve ser preparada com fé e oração, para levar-nos ao encontro profundo com o Deus da misericórdia através da escuta da Palavra, da Confissão e da Eucaristia.
A Porta Santa aberta é um convite a entrar, a não ficar fechados e indiferentes diante da graça especial que Deus nos oferece. Uma das obras de misericórdia espirituais, ao longo do Ano Santo, pode ser justamente esta: visitar pessoas afastadas da Igreja e da prática da vida cristã e convidá-las com carinho a passarem pela Porta Santa, que é Cristo, e a retomarem a participação na vida da Igreja.
Em cada diocese, o bispo determina qual, ou quais serão as IGREJAS DESTINADAS À PEREGRINAÇÃO, onde haverá especial atendimento de confissões, celebrações e pregações durante o Ano Santo e a concessão das indulgências previstas.
O Papa Francisco faz a abertura do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia para toda a Igreja no dia 8 de dezembro, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. No domingo seguinte, dia 13 de dezembro, as dioceses de todo o mundo poderão abrir as respectivas Portas Santas.

Encontre as Igrejas que estarão com a “Porta Santa” aberta para a sua peregrinação :
NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO  há Portas Santas nas 6 igrejas destinadas às peregrinações durante todo o Ano Santo. As Portas Santas foram abertas no domingo, dia 13 de dezembro de 2015:









*Setor Cangaíba


*Setor Cidade Líder

*Setor Guaianases



*Setor Santo Amaro


*Setor Sabará


*Setor Interlagos


DIOCESE DECAMPO LIMPO – Na Diocese de Campo Limpo, são 16 Igrejas disponíveis para a peregrinação:




 Procure a sua Igreja ou Diocese e se informe.